boas vindas

SEJAM BEM VINDOS,VISITEM TAMBEM OUTRAS PÁGINAS ATRAVEZ DOS MARCADORES AO LADO,SE GOSTOU CLIC EM SEGUIR.

quinta-feira, maio 26

PORQUE O BOLO ABAIXA?PORQUE O BOLO EMBATUMA?RESPOSTAS:

OLÁ EXISTEM ALGUMAS REGRAS A SEREM SEGUIDAS PARA O BOLO FICAR PERFEITO:
1-A GORDURA:(margarina,óleo,manteiga)faz o bolo ficar macio,atenua a ação da farinha,gordura em excesso deixa o bolo pesado,compacto,a falta de gordura faz com que o bolo fique seco,duro.
2-O AÇÚCAR:o excesso faz o bolo ficar com textura desigual,com a parte de cima levemente grossa impedindo o seu crescimento.
3-FARINHA DE TRIGO;excesso faz o bolo ficar duro,a farinha deve ser misturada no bolo e não batida.
4-OS OVOS:as gemas ajudam a estabilizar,dá liga a massa,devem sempre ser peneiradas para retirar o cheiro forte característico, as claras devem ser batidas em neve ,mas sem que quebrem ,tem que ficar com textura lisa ,para fornecer maior quantidade de ar devem ser adicionadas  somente no final delicadamente em vasilha grande.
5-O FERMENTO EM PÓ: deve ser peneirado junto com a farinha,normalmente a farinha é o penúltimo item a ser adicionado a massa.
6-O FORNO: tem que distribuir bem o calor,a temperatura tem que ser media na maioria das receitas,e altura da grade também é importante tem que ficar no meio,o forno deve ficar fechado durante os primeiros vinte minutos,a temperatura ideal é 180° que é o mesmo que forno médio.A forma de buraco central o bolo assa mais rápido,para ver se o bolo está assado espete um palito no centro se sair seco o bolo está assado.
7-RETIRE O BOLO: do forno e deixe esfriar  sobre uma base vazada(caixas de ovos são excelentes)evita que o bolo crie umidade e embatume,depois de frio passe uma faca na lateral,e se tiver grudado passe a forma levemente no fogo,assim solta facilmente.Nunca deixe o bolo no forno após assado pode ressecar.
O tamanho dos ovos é muito importante o ideal é usar o jumbo(aquele bem grande),a farinha tem que ser de boa qualidade,assim como os demais ingredientes.

20 comentários:

  1. Oi Lica!
    Dicas preciosas!
    Obrigada pelo recadinho lá nos meus Cupcakes!
    E quando vc vai fazer uns Cupcakes, mas de verdade! Rsrsrs! Devem ficar deliciosos!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. ola,
    gostaria de tirar uma duvida
    hoje fiz um bolo de gengibre com laranja, mas usei acucar mascavo e um tanto de melado de cana, sou veg e não gosto de acucar comum.
    o bolo ficou mais de uma hora no fogo e ainda assim ficou pesado e com aparencia de não assado.... apesar do gosto bom(coloquei gengibre, suco de laranja, noz moscada e canela, e a receita continha 3 ovos, 3 xic farinha, 100 g de manteiga (usei a comum margarina - duas colheres cheias) mas não misturei a farinha e sim bati.....com um mixer de bater claras. usei 1e 1/2 de acucar mascavo e duas colheronas de melado (nao ficou doce, ficou na medida, pq acredito que o gengibre e a acidez da laranja cortem o melado...) mas, pq ficou sem assar direito??? e, posso substituir acucar mascavo e melado em que medida? muito obrigada
    carlota

    ResponderExcluir
  3. Olá essa é uma massa pesada,então substitua,essa receita por essa,aqui,1 ovo inteiro,100gs de margarina derretida com 2 colheres de oleo de soja,1/2 xícara de açucar mascavo,e 1/2 de melado,1/2 xícara de leite,gengibre canela nos moscada e suco(pouco)e uma colher ( sopa )de bicarbonato de sódio,misture tudo com uma colher de pau,sem usar batedeira ou mix,sim pode substituir o açucar por melado meio a meio.já fiz esta receita deu certinho,assar em forno médio.

    ResponderExcluir
  4. oi Lica boa tarde gostaria que vc enviasse uma receita de bolo propria para decorar, pois quero começar a trabalhar com bolos decorados. obrigado bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pão-de-ló é muito bom para rechear.

      Excluir
    2. Um bolo com 2-3 xícaras de farinha precisa de 35 minutos de forno a 180 graus. Se aumentar a temperatura ele doura rápido e não assa o suficiente, ao tirar do forno ele abaixa.

      Excluir
  5. Boa tarde, gostaria que me tirasse uma dúvida por favor, faço bolos para os familiares mesmo e costumo cobrir com a pasta de leite em pó (as pessoas tem preferido ao invés da pasta americana) e cubro o bolo com doce de leite para grudar a pasta mas ao jogar a pasta ela fica escorrendo. Porque será??? Já sei que esta pasta não pode ir a geladeira por isso nem coloco mas não entendo porque isso acontece, apesar de já ter feitos alguns que não escorreram. Desde já te agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber a quantidade de massa para cada ovos...

    ResponderExcluir
  7. oi, meus bolos tem ficado "cascudo" em baixo e dos lados, será o forno mto baixo?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Fiz um bolo de cenoura que segui a receita com 1/2 xicara de óleo, 4 ovos, 1/2.xicara de acucar diet, 3 cenouras medias, 2 1/2 xicara de farinha de trigo e fermento. Bati tudo no liquidificador menos o fermento que misturei no final. Depois de 40 min assado a 180 graus. Ele cresceu estava com uma.cor linda, no teste do palito ficou ok, limpo! Fiz a calda de brigadeiro coloquei por cima. No outro dia quando servi o bolo ele estava embatumado.Onde eu errei?

    ResponderExcluir
  9. Olá,para essa receita são só 2 ovos,açúcar light 2 xícaras 2 cenouras,e e de trigos são 2.tenta assim.depois volte aqui e conte.

    ResponderExcluir
  10. Oi lica hj aconteceu algo surreal consegui estragar um bolo de caixinha kkkkk nao sabia nem q isso era possivel agora só nao sei onde errei sera q a culpa foi de um dos ovos conter 2gemas???

    ResponderExcluir
  11. Ola lica hj aconteceu algo bem inusitado consegui embatumar um bolo mousse de caixinha sera q pode ter sido culpa de um dos ovos q continha duas gemas?? Pois o preparo é muito simples nao sei onde errei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a massa não está boa,ela pega umidade no armazenamento e acontece isso,muda a marca,obrigada Karina volte sempre

      Excluir
  12. Decorar co biz ele murcha rapido

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Lica, amei suas dicas, mas estou com um problema que não consigo resolver. Estou usando a massa chiffon de chocolate, sigo todas as regras básicas, não abrir o forno, temperatura, claras em neve por último, enfim tudinho certo...Depois que assa eu retiro do forno e coloco para esfriar em cima de uma grade, até usei uma dica de um outro site, depois que tirar do forno cobrir com papel alumínio,senti diferença quanto colocar para esfriar na grade, mas para minha surpresa ele diminuiu nas laterais denovo. Tipo um bolo de 23 cm de largura fica com 21 cm aproximadamente, ou seja, encolhe cerca de 1 cm nas laterais, oque será que está acontecendo? Desde já agradeço sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o bolo chiffon é muito delicado, o correto é usar forma para bolo chiffon, sério existe, depois de assado vc vira de cabeça para baixo para não baixar, mas se vc não tem vc tem que bater a massa por 20 minutos, e nunca untar a lateral da forma, unta somente o fundo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...