boas vindas

SEJAM BEM VINDOS,VISITEM TAMBEM OUTRAS PÁGINAS ATRAVEZ DOS MARCADORES AO LADO,SE GOSTOU CLIC EM SEGUIR.

terça-feira, agosto 23

COMO COBRIR E DECORAR BOLO QUADRADO EM PASTA AMERICANA,FACIL

Para  cobrir bolo em pasta americana seja ele redondo ou quadrado,é necessário que o bolo seja feito com alguns cuidados:o bolo tem que ficar bem reto,se quiser pode prensar o bolo usando aro quadrado ou retangular,tem que se tomar cuidado para não usar recheio muito úmido,pode sim molhar o bolo tomando cuidado em deixar dois dedos mais ou menos de distancia  das laterais e nunca molhar em cima,ou pode se fazer o bolo que quiser,e depois cobre com doce de leite e cola em volta uma faixa  de bolo(tipo massa de rocambole) do mesmo tamanho da lateral,(aprendi com uma amiga da argentina,lá tem essa faixas já prontas para vender),também pode usar ganache ou glacê real.Tinja a pasta da cor que quiser(pode usar comprada pronta)o necessário pois se faltar poderá não ficar igual o tom,faça os detalhes (figuras ou personagem)antes,  assim se tem mais noção de como vai ficar o trabalho,tome cuidado com a umidade(mãos molhadas por ex.)pois a pasta pode amolecer e estragar todo o trabalho,retire tudo que tiver na sua mesa de trabalho,deixe somente os itens a serem trabalhados e as ferramentas necessárias.
1-Cubra o bolo pode ser doce de leite,glace ou gel

2-Abra a pasta de maneira uniforme :


 3-Enrole a massa aberta em um rolo bem liso e grande(Usei de cano de pvc)
4-Traga o bolo bem proximo da massa e desenrole sobre o bolo

5-Acerte primeiro os cantos,delicadamente vá puxando para o meio assim:
 6-Com uma desimpenadera para bolos acerte o bolo todo:

7-Com um cortador corte as sobras laterais:
8-Transfira para o suporte onde o bolo ficará,usei um de vidro,e decore a gosto:


Esse foi um bolo para festa com tema para baladinha,minha irmã Renata foi quem fez os detalhes.
Dicas use corantes em gel.Use uma base de isopor para não por o bolo diretamente no suporte
Detalhes feitos com cotador e a mão livre.





106 comentários:

  1. eu gamei nesse bolo ia ficar melhor se fosse o bolo todo preto com as estrelas rosas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,esse foi amarelo e preto porque é para balada de menino,mas dá para ser feito preto e rosa até com uma menina dançando,fica lindo tambem.

    ResponderExcluir
  3. olá, eu gostaria de tirar uma dúvida. Eu sempre molho meus bolos com calda de leite, leite de coco e leite condensado. fica ótimo, porém quando colo a pasta americana ele escorre não fica retinho. dá pra ver dos lados o bolo fica meio arredondado. me tira essa dúvida isso acontece por que o bolo esta muito molhado? ou devo usar outra calda???? Por favor é urgente pois tenho um bolo pra fazer em 2 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser porque está muito molhado

      Excluir
    2. bolo de pasta não pode
      molhar as laterais para não melar

      Excluir
  4. Desculpa a demora da resposta,pois o blog estava com problemas,mas vai lá a resposta,bolo em pasta não pode ser muito molhado,deixe 2cm da lateral sem molhar,e voce sempre deve cortar o bolo para deixar reto,ou prensar o bolo,voce pega uma caixa de madeira(made fazer do tamanho que qiser)bem lisa,coloque um filme plastico coloque o bolo em varias camadas(mais ou menos 4) molhe coloque o recheio sussecivamente,e depois coloque filme por cima e um peso que pode ser sacos de feijão,para que fique bem compacto,deixe de um dia para outro,desenforme e cubra com pasta.

    ResponderExcluir
  5. adorei, vou fazer um campinho pro meu filho

    ResponderExcluir
  6. Oi..adorei as dicas para cobrir o bolo, mas a aminha dúvida é quanto ao recheio eu posso usar um recheio de musse num bolo de pasta americana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim voce pode usar mousses contanto que não seja mole,serve tambem para cremes.

      Excluir
  7. olá,minha duvida e que meus bolos ficam muitos fofinhos qd corto geralmente quebram.use sempre margarina dizem que e isso.será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,bolos feitos com margarinas não são bons para rechear,normalmente são usados pão-de-ló,que feito a base de agua,fica fofinho e não quebra ao cortar.

      Excluir
  8. gostei do seu blog esta lindo

    ResponderExcluir
  9. estou aprendendo a confeitar ainda nao aprendir os tipos de glace eu uso q e feito de glacucar,gordura vegetal e leite condensado mas quando comeco a confeitar ele acho q comeca a amolecer e as pitangas nao saem certas gostaria muito de aprender pq minha avo foi uma boa confeiteira mas nao deu tempo de mim esinar deus a chamou antes. ja fiz ja fiz uns 10 bolos decorados pra familia usando o papel de arroz todos gotaram mas queria q ficassem mas molhados e a decoracao melhorase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,experimente usar chantilly industrial(aquele de caixa de 1 litro,tipo Hulalá,ou amelia)dá bem certo para confeitar é só seguir as instruções da embalagem,uso esses.Para o bolo ficar molhadinho basta molhar com leite condensado diluido em agua mais ou menos dois por um duas mediadas de leite condensado e uma de agua,bjs

      Excluir
  10. olá tentei confeitar um bolo com pasta americana e nâo deu certo quando abria a pasta e colocava sobre o bolo ela rachava passei chantyli hulala em volta do bolo antes ,quando deixei a pasta sobre o bolo começou a despencar tudo o que será que não deu certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá use doce de leite,em volta,e quando abrir abra com 1cm de expessura.

      Excluir
  11. É necessário o bolo ter cobertura? Não pode ser seco?

    ResponderExcluir
  12. Olá Lica, quero fazer um bolinho para o batizado de minha netinha, me fala se posso fazer com pasta de leite ninho, tem a receita na net...Quero fazer branquinho, vai ser minha primeira vez, estou morrendo de medo...já faço outros bolos mas, tudo bem simples me ajude com algumas dicas bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,olha nunca usei a pasta de leite ninho,tem um video no youtub,que ensina,perdi o link,mas não é díficil de achar ,estou sem tempo agora,uso pasta americana,apesar que a de leite ninho é bem mais gostosa.

      Excluir
  13. oi queria tirar uma duvida
    para decorar os docinhos de festa com pasta americana
    eu posso fazer a mesma coisa do bolo ou e de outro jeito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,só que vc pode colar com choclate derretido é bem facil.

      Excluir
  14. Ola, vou começar a fazer bolos para ajudar na igreja. Faço bolos que todos elogiam o sabor, mas não sei decorar, estou pegando todas as dicas que vejo na internet.
    Queria apenas parabenizá-la, pois tem dado dicas importantes sem egoísmo. Lindo da sua parte! Deus t abençoe!

    ResponderExcluir
  15. queria saber como vc transfere o bolo de onde estava pra o vidro,desculpa mas estou querendo aprender e me parece mto dificil mudar o bolo de lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá deixe seu nome para poder responder com direção,rsrs,faço sobre um isopor do tamanho do bolo

      Excluir
  16. adorei achei omassimo as suas dicas

    ResponderExcluir
  17. nunca decorei bolos com pasta americana,se nao for pedir muito.me diz o q e q coloca antes da pasta; em fim tudo do comeco ao fim ...estou des de ja muito grato.

    ResponderExcluir
  18. Olá!Gostaria de saber como deixar o chantili na cor vermelha.Poque quando faço fica na cor quase rosa ! gostaria que me ajudasse ! Beijos
    Obrigado!Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que se usar corante de marca boa da wilton por exemplo,e não ter dó de gastar corante.

      Excluir
  19. Parabéns e o meu muitíssimo obrigada....nota-se que voce é uma pessoa simples, humilde e muito talentosa...tudo isso se resume em uma so palavra; "amor" pelo que voce faz! Foi gratificante ter ficado algum tempo aqui, pois fixei melhor minhas dúvidas... fiquei sem emprego e vejo isso como fonte de renda, sou iniciante, mas acredito que posso e conseguirei!!! Muito Grata e que Deus a abençoe grandemente!!!
    Márcia Pinhais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia espero que consiga sim,todos são capazes basta focar no que quer,e não gastar energia para todos os lados,se vc souber fazer só uma coisa,faça só uma coisa mas bem feito e assi o sucesso vem,tenho uma maiga que só faz pão e conseguiu vencer só com o pão maravilhoso por sinal.

      Excluir
    2. Como faco pra aplicar a folha de arroz na pasta Americans?

      Excluir
  20. ola eu gostaria de saber como calculo a quantia de pasta americana para cobrir um bolo de 4 kilos sou nova neste assunto mas queria aprender para fazer um bolo para minha filha de 5 anos e como posso fazer ele ficar azul ,ela quer um bolo da ariel,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora da resposta,olha eu sempre calculo pela embalagem da pasta,4 kg vai depender dos detalhes se for simples,duas pastas já é o sufieciente.se tiver detalhe 3(de 800gs cada).

      Excluir
  21. lica, só quero parabeniza-la, suas dicas são ótimas, tirei várias dicas e respostas de suas resp. DEUS continue te abençoando por usar seus dons pra algo lindo

    ResponderExcluir
  22. Lica, depois que vc coloca a pasta americana no bolo onde vc coloca ele, pois tenho visto vários post que não pode colocar na geladeira a pasta americana, mas fico pensando que o bolo vai ficar quente.

    ResponderExcluir
  23. Ola bom dia por favor, como faco para abrir a massa pronta de marzipan para cobrir um bolo, espalho farinha de trigo ou alguma coisa sobre a mesa? posso cobrir o bolo com doce de leite pronto da lata e por o marzipan por cima? obrigada Deus te abencoe beijos.
    Vanusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanusa,açúcar impalpável é o ideal...nunca cobri bolos com marzipan,assim como vc estou aprendendo,desculpe,não tenho essa resposta sobre o doce de leite.

      Excluir
  24. Olá boa tarde. Me tira uma duvida? Toda vez que faço bolo ele sempre despenca nas pontas, eu queria saber o pq. Eu sempre molho com leite. Sera que é o leite? Meu recheio de doce de leite nunca fica consistente e sim mole...o que faço pra deixar ele mais firme? E uma ultima pergunta...para um bolo de 2 tabuleiros de forma quadrada, no caso um em cima do outro eu uso quanto de pasta americana? Me ajuda por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa a demora da resposta,(estive ausente por motivos nobres)despenca as pontas porque vc molha muito...leite não é o ideal para molhar bolos pois pode azedar,vc pode fazer uma calda com açúcar ou leite condensado diluído com água fervida. a quantidade de pasta depende do tamanho do bolo,nas embalagens sempre vem indicação sobre isso.bjs

      Excluir
  25. Talves vc esteja fazendo bolo a base de manteiga ou margarina,bolos para rechear mais molhadinho é melhor tipo pão-de-ló.Molhe com calda ou leite condensado diluido em agua,evita azedar o bolo.cozinhe 45 minutos que fica consistente, a quantidade da pasta vc calcula pela embalagem que diz quanto vai,depende da decoração as vezes vc gasta 3 em personagens e as vezes meia pasta e outra para cobrir,é relativo com o tema,dificil sem ver,bjs

    ResponderExcluir
  26. oi lica, gostaria de saber pq quando cubro o bolo com pasta americana, a pasta com um tempo comessa a suar e dar um aspcto de que vai derreter. desde de já agradeço sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,isso acontece devido a umidade,talvez vc tenha molhado o bolo,ou o recheio está muito úmido,ou o tempo chuvoso,não há oque fazer,rsrs

      Excluir
  27. Minha querida Lica: desculpe a minha pergunta,pois sei que tenho dificuldade para entender certas coisas: não entendi quando voce fala;¨¨ " cola em volta uma faixa de bolo........".Voce poderia me explicar? Quero muito aprender e suas explicações foram ótimas,já que a dificuldade que tinha era justamente cobrir bolos quadrados com pasta. Agradeço desde já a explicação.Que Deus te abençoe..Rosalia ,sábado ´,27 de abril de 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desculpe a demora,sim posso explicar,se você fizer um recheio molhado...para não vazar você passa doce de leite e cola uma tira de bolo bem fininha tipo pão-de-lo na volta toda para não molhar a pasta e depois doce de leite novamente.

      Excluir
  28. Lica, como calcular o tamanho do bolo em relação a quantidade de convidados. Me da uma ajudinha.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente conta-se 100g por pessoa,ou seja um kg para 10 pessoas,...mas depende se for garçom treinado que vai cortar e servir,essa conta da certo até sobra,agora se aquela vó que corta pedação de bolo...aí você tem que calcular pelo seu conhecimento,sempre pergunto isso para meus cliente quem vai cortar??

      Excluir
  29. oi lica, meu nome é patricia, tenho um bolo retangular de ovos moles e coco, minha cliente me pediu q eu cobrisse ele com pasta americana amarela e detalhes em glacê branco, minha duvida é : pode ser com esse recheio? e se posso colocar o bolo em um bandeija dessas de bolo comum de plastico, sab? obrigada desd já e parabéns pelo seu trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,olha o recheio para pasta não pode ser úmido próximo as bordas, e glacê que pode ser usado junto com a pasta é o glace real,a bandeja você pode por onde quiser,mas é sempre bom usar uma base quadrada exatamente do tamanho do bolo,que pode ser um isopor ou alumínio recortado,para você poder recortar a pasta com mais facilidade.

      Excluir
  30. ola td bem?.... adorei as dicas tenho muita vontade de usar pasta americana mais tenho medo de não dar certo mais ou tenta bjss espero mais dicas

    regiane

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Olá boa tarde!peço sua ajuda,vou usar pasta americana para um bolo de casamento são 3 coraçõoes sendo que,são 2 grandes e 1 pequeno no meio,vc sabe me dizer mais ou menos quantos quilos vou gastar de pasta?qual é a melhor maneira de abrir a massa sem que ela rache ou fique quebradiça?como fazer para molhar o bolo,vi q vc deu a sugestão de fazer massa de pão-de-ló mais não sei fazer,como fazer com que a pasta grude no bolo sem soltar?posso colocar qualquer corante comestível na pasta? Me ajude por favor.......

    Fico grata pela sua ajuda e atenção Fernanda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,desculpe o atraso da resposta,(estive ocupada com o transplante da minha mãe).a quantidade que você vai usar depende do tamanho dos bolos,na embalagem da pasta vem especificando quanto a quantidade que da para cobrir é só seguir,não uso nada para abrir pasta só açúcar impalpável,o bolo de pasta não deve ser muito molhado nas bordas nem em cima onde será colocado a pasta,como grudar no bolo é só ler e ver postagem lá no começo ensino tudo corante só em gel.

      Excluir
  33. bolo rosa e mais bonito ta

    ResponderExcluir
  34. esse bolo poderia se rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poderia sim,esse era para menino,por isso era amarelo,cada um faz a cor que gostar,até roxo se assim preferir.

      Excluir
  35. ola lica obrigado pelas dicas maravilhosas que esta compartilhando com pessoas que vc nem conhece acho isso divino sem palavras, gostaria de te perguntar uma coisa já pesquisei ate e não achei resposta para quem vai fazer uma festa as 19:00 hs que horas posso começar a mexer com a pasta tenho medo de azedar o recheio que sera de brigadeiro o que vc me indica desde ja agradeço e que cada vez mais você colha bençãos
    na sua vida

    ResponderExcluir
  36. olá, gosto muito da suas dicas e gostaria de tirar uma dúvida o pão de ló serve para cobrir com pasta americana pq é tão fofinho né será que aguenta a pasta pesada por cima? tenho uma encomenda mais estou com medo de fazer sem ter certeza é que ela quer o bolo fofinho mais o bolo normal não fica muito fofinho né são três bolos e dois recheios , será que vc pode mim ajudar? bjs

    ResponderExcluir
  37. olá gostaria de tirar algumas dicas estou treinando para fazer o bolo de 3 anos do meu filho com pasta americana ! comprei pronta na cor branca ! procuro na internet como tingir e sempre vejo que tem que ser com corante em gel , mais sera que posso tingir com corante liquido ? e 800 gramas de pasta rendem ? faço outros bolos mais com a pasta é a unica vez o bolo esta pronto amanha coloco a masa e gostaria de saber a resposta para essas perguntinhas e algumas dicas que vc tenha desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,como você mesmo já observou,é sempre com corante gel,nunca corante liquido,pasta é inimiga de líquidos,e corante gel é tão barato e prático,quanto rende a pasta é só ler atrás da embalagem que explica,inclusive i tipo de corante a ser usado.(espero que tenha dado certo seu bolo)desculpe pela demora da resposta,estava muito ocupada com transplante de rim da minha mãe,e não consegui entrar no blog,grata volte sempre.

      Excluir
  38. OLÁ, QUERIDA AMEI AS EXPLICAÇÕES QUE VC DEU SOBRE A COBERTURA DO BOLO ,AMEI MESMO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  39. Oi queria fazer um bolo de niver proa meus filhos...como deixo o bolo retinho pra cobrir com pasta americana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,use forma sem amassados,coloque a massa do centro para os lados nivelando com uma colher,unte somente o fundo da forma,asse em forna que não fique na direção da porta onde tem corrente de ar,e o fogão tem que estar nivelado.Forno torto= a bolo torto,deixe seu nome da próxima vez.

      Excluir
  40. oi Lica! meu nome e Bruna, moro em Divinopolis mg, quero trabalhar com bolos, gostaria de algumas dicas de divulgação ... como foi seu começo? nao tenho como pagar curso, vc me indica algum site ou blog q ensine passo a passo, ou q dê dicas sobre bolos? sei q vc responde todos os comentários, vou esperar sua dica! um bjo e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  41. ola meu nome e Bruna, gostaria de saber se é possível começar a trabalhar com bolos sem curso, pois estou desempregada.. gostaria q vc desse dicas de blog ou site q ensinam passo a passo, dicas confeitar... obrigada por compartilhar, ah só mais uma coisinha, preciso de dicas pra divulgar meu trabalho. bjo e q deus ilumine vc e toda sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,claro que é possível nunca fiz curso,rsrs,mas é claro que você tem que ter uma certa noção para vender,comece com bolos comuns de cenoura,banana,vendi muito desses,sobre sites não saberia informar,eu por exemplo só dou dicas,ms também estou aprendendo,todo dia alguém ensina alguma coisa,a divulgação boca a boca é sempre a melhor,se alguém comprar e gostar vai indicar com certeza,comigo foi assim.

      Excluir
  42. oi bom dia, é a primeira vez que entro nesse site, foi ótimo pois a cada pergunta que lia, encontrei uma duvida minha, e suas respostas me ajudaram muito.Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. bom dia, amei tudo que vi e li, pois por meio das perguntas e respostas pude sanar algumas dúvidas que tinha. amo fazer e rechear bolos, apesar de não ter muita habilidades decoro, mas algumas das situações que li nas perguntas se passavam comigo também. Suas dicas foram oportunas. Obrigadas.

    ResponderExcluir
  44. Ola bom dia meu nome é Daniela e gostaria de saber se decoro o bolo com pasta americana um dia antes da festa ou no dia mesmo? e depois posso por na geladeira ou tem qu ficar ate a hr da festa fora dela? bjs e obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,sempre faço um dia antes uma parte e termino no outro dia,pois demora muito dependendo até 8 h,não coloco na geladeira,o melhor é ar condicionado.bjs volte sempre

      Excluir
  45. olá parabéns .gostaria de saber quanto de pasta americana ja pronta preçiso pra fazer um bolo de 4 kilos



    ResponderExcluir
  46. Oi você tem que seguir a instrução da embalagem,esse da foto usei 1 embalagem e 1/2.

    ResponderExcluir
  47. Oi..adorei as dicas... Já decorei com pasta americana algumas vezes... Algumas deram certo.. Mais outras racharam.. Como evitar isso!!!

    ResponderExcluir
  48. Oi..adorei as dicas.. Já decorei algumas vezes com pasta americana, umas deram certo, mas outras a pasta rachou.. Como evitar isso??

    ResponderExcluir
  49. Oi lica..ficou lindo seu bolo..e parece ser delicioso tbm..será que vc poderia passar a receita da massa do bolo..parece ser muito fofinha..obg!

    ResponderExcluir
  50. Olá meu nome é Sueli gostaria de cobrir cupcakes para o aniversário de meu neto com pasta americana e confetis colorido de chocolate mais não sei como grudar o que devo usar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli,olá,você deve usar um ganache no lugar da pasta americana.fica mais fácil e não mela.

      Excluir
  51. Olá querida me passe uma receita básica de pasta americana q funcione, por favor! Tenho uma receita aqui mais não fica legal, gruda muito e quando acrescento muito açúcar ela resseca...
    Natália

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, meu nome é simone
    Adorei as dicas

    ResponderExcluir
  53. como posso esta fazendo minha calda para molhar meu bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pode usar leite condensado diluído em água,vc usa 50 ml de liquido pra cada bolo de 30 cm

      Excluir
  54. Bom dia me da uma dica por favor
    Preciso fazer um bolo da Minnie o qual tem as orelhas em pe em cima do bolo.
    Como faço p modelar essas orelhas e as mesmas nao entortarem?
    Bjs e muito obrigada

    ResponderExcluir
  55. Olá como fazer as orelhas: você vai ter que fazer isopor comestível,vamos lá,cereal sem sabor(aquele que a gente coloca no chocolate para deixar crocante)e marshmallow de qualquer marca ou modelo,unta uma vasilha de vidro com óleo de cozinha normal,coloca 2 xícaras de cereal e 1 de marshmallow,leva ao microondas por 30 segundos,derreteu ,vira uma gosma de difícil manipulação,imediatamente com mão untada de óleo molda a orelha,vai ver que é bem fácil,daí espera secar por um dia(enfia palito e espeta no isopor,cobre com pasta americana branca preenchendo todos os furinhos,depois com pasta preta,..então faça um pouco menor do que você quer,pois com pasta aumenta,

    ResponderExcluir
  56. queria saber se posso cobrir o bolo com pasta americana e colocar papel arroz e detalhes em glacê

    ResponderExcluir
  57. queria saber se posso cobrir o bolo com pasta americana decorar com papel arroz e glacê ou chantilly

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde. Qual a espessura do cano que vc utilizou para abrir a pasta?

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde quanta quantia de pasta América usou para cobrir o bolo de amarelo ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...